segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Livro: A Escola do Terror



Sei que estou devendo esta crítica há um bom tempo, comprei o livro em Novembro do ano passado e não demorei muito para lê-lo, porém, por motivos variados, eu acabei não escrevendo minha crítica, nem mesmo dando uma resposta a Diana, e por isso eu peço perdão, pois sempre tive muito apreço por ela.
Então vamos falar sobre o livro:
Quando eu comecei a ler A Escola do Terror, eu ainda estava a ler outro livro, e por isso de primeira eu fiquei um pouco confusa, para conseguir diferenciar cada personagem, e como há um bom número destes, algumas vezes precisei parar para tentar relembrar como cada um era, de quem um era filho ou filha e de quem cada personagem era interessada, mas isso não é algo que chegou a me atrapalhar (isso também se resolveu quando reli o livro, talvez por já saber a história, talvez por estar lendo-o sozinho, já não tive mais dificuldades ou qualquer confusão com os personagens). O que mais gostei no livro foi que Diana conseguiu que todo este fosse empolgante, muitas vezes é difícil escrever e acabar não deixando um capítulo, ou até a maior parte deles, desinteressantes, saber preencher cada capítulo com algo que faça o leitor querer ler mais é algo que nem todos os escritores conseguem e Diana, mesmo ainda jovem e começando sua carreira, conseguiu.
Para ser bem sincera, eu gostei do livro por um todo, ele já começou em um nível alto, com as mortes que acontecendo e tudo mais, porém, como sempre se espera, a história foi crescendo, e mostrando-se ter bem mais a oferecer.
Se me perguntarem qual parte mais gostei, serei obrigada a escolher o final. Diana do céu, nos capítulos finais, mas especificamente logo após a volta de Mafalda para a escola, foi basicamente você ler um capítulo e levar uma injeção de adrenalina, já no outro você leva uma facada no coração.
Atenção, a partir de agora o texto conterá spoilers

Primeiro você fica: o que Mafalda está escondendo? E sua mente viaja em todas as possibilidades possíveis: Seria uma paixão que estava a muda-la? Ela poderia estar doente? Gravida talvez? Algum problema de família? Alguém de dentro do grupo (ou pode ser de fora também) estava a ameaça-la? Bom, teoricamente a última teoria que surgiu pela minha cabeça está correta, mas veio de uma maneira que eu não esperava... Mas antes disso, antes de você descobrir quem e o porquê da mudança de Mafalda, vem uma morte, uma morte que ninguém esperava e que me fez ficar olhando para o livro em minhas mãos por longos minutos e a única coisa que eu conseguia pensar é, “Porque Diana Pinto? Porque você fez isso?” Não foi nada fácil passar daquele capítulo, e meu coração se despedaçou mais ainda com o capítulo em que a Diana e o Bernardo conversam, ambos tristes pela morte da amiga, sentindo-se culpados e demonstrando certo cansaço do grupo.
Mal começo a me recuperar de uma morte de Angelina e a Diana Pinto resolve me colocar no chão novamente.
Descobrimos quem e o porquê do desaparecimento de Mafalda, até aí tudo bem, fiquei sim surpresa pela culpada, mas confesso que eu não deveria ter ficado, pois Márcia se mostrava um tanto invejosa e, em minha opinião, um pouco insuportável. Mas voltando, você pensa: ok, ótimo, descobrimos a grande vilã e agora tudo vai ficar bem, final feliz para todo mundo, mas não, Mafalda morre, e quando eu digo morre, não falo isso com nenhuma alegria no meu peito, primeiro que eu não queria que ela morresse, e segundo, a cena da morte dela mexeu com meus sentimentos, e não posso negar, enquanto não li que o velório já tinha acabado, eu ainda acreditava que ela ressurgiria como uma fênix, e terminaria o livro viva, feliz, liderando o grupo e se vingando de Márcia.
Infelizmente isso não aconteceu.
Se me entristeci com a morte de Angelina e de Mafalda, não posso dizer o mesmo com a morte de Márcia, para ser bem sincera, estou rindo até agora por isso.
A partir daí muitas outras coisas aconteceram, alguns casais se definiram, descobriram-se os verdadeiros autores dos assassinatos que aconteceram durante a história, mas o que mais me surpreendeu foi a aparição de Mafalda para Gonçalo.
Quando ela disse que Gonçalo iria terminar com alguém que ela não gostava no começo, mas aprendeu a gostar, pensei que seria com Diana e confesso que tinha adorado, eu realmente comecei a torcer que os dois terminassem juntos, mas novamente fui surpreendida. Gonçalo termina a história junto a Patrícia, não era o casal que eu esperava, mas confesso que gostei e que fez bastante sentido, não foi o casal que eu queria, mas não cheguei a ficar triste por isso.
Agora, para terminar, quero destacar uma parte:
A escola do terror é um grupo de assassinos que queria matar, mas não matava. Talvez nem quisesse mais o nome levaria a isso. Logo viram que este grupo, estava dentro de uma quantidade de mortes que nem eles as criavam. Depressa o terror alastrou-se e começou a história. Isto tudo só para dizer que o título mais completo desta história seria ‘A escola do terror – onde os sonhos se tornam pesadelos’”.
Não destaco esta parte atoa, confesso que quando li o livro, foquei-me apenas no título principal: A Escola do Terror, e apenas ali, neste final, que percebi o quanto esta frase “Onde os sonhos se tornam pesadelos” faz completo sentido neste livro.
Área livre de spoilers
Para quem já leu e quiser acrescentar algo mais, fique a vontade. Quem ainda não leu, não espere mais, super-recomendo o livro. Aqui está o link para quem quiser comprar: https://www.chiadoeditora.com/livraria/a-escola-do-terror



4 comentários:

  1. Que querida! Obrigada pelo texto :)
    Ainda bem que gostaste!

    Espero pela nova história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, claro que gostei. E quando vai lançar o próximo em? bjssss

      Excluir
  2. (Este comentário vai ter spoiler, para quem for ler os comentários).

    Gostei dessa "resenha". Acho que é resenha! Já foi divulgado no blogue de fãs da Diana (oficial até agora. Pelo menos é o primeiro).
    http://dianadspfas.blogspot.pt/2016/10/setima-resenhaopiniao-do-livro-escola.html

    Foi um pouco estranho mas também previsível o final do Gonçalo. Afinal, a Patrícia era a irmã gémea da Mafalda. Ela também entrou na minha lista de possível pessoa que a Mafalda havia falado.
    E a parte do anel?! Eu simplesmente adorei!

    Obrigada pelo texto sobre o livro!
    Divulgue para amigos pois isso ajudará a ser lançado um novo livro.
    Qualquer novidade sobre a Diana ou o que ela está escrevendo tem no link aí acima que tem também lá a página do Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que foi algo previsível, os dois se aproximaram bastante no fim, mas como eu havia começado a torcer por Gonçalo e Diana, acabei não vendo o obvio. Obg

      Excluir